INICIAÇÃO TECNOLÓGICA
- Foguete a Água -
GRUPO - 3 - SALA- 2A
Números: 01; 02; 12; 21; 28; 29; 35
1>Descrever a função de cada elemento do Grupo no Foguete a Agua :
As funções foram dividas em base, paraquedas, testes e postagens no blog. As encarregadas para a construção da base foram Beatriz Rocha, Hellen Mayumi e Raffaela; Luana Porto e Beatriz Haga construíram os paraquedas; os testes ficaram com Ana Estela, Rafaela Lazarini e Luana Porto; e por fim as postagens no blog ficaram com Beatriz Rocha e Hellen Mayumi.
2>Descreva passo a passo o que o grupo fez até o momento:
As meninas que foram encarregadas para a construção da base se reuniram e construíram uma base enquanto as outras fizeram alguns paraquedas, realizamos também algumas reuniões onde testamos o foguete e toda semana postamos algo relacionado a matéria ou uma curiosidade.
3> Equipe da Base: Como a equipe está se organizando para a construção da mesma?
A equipe da base se reuniu e pesquisou modelos que foram utilizados em competições antigas, logo pedimos ajuda de uma ex participante; nossa base tentou conter materiais fortes, como madeira e ferro porque assim achamos que ela vai ter mais dificuldade para quebrar ou algo do tipo.
4> Equipe do Paraquedas: Como a equipe está se organizando para a construção do mesmo?
Assim como a equipe da base, a equipe do paraquedas se baseou em um paraquedas antigos, mas mesmo assim foram feitos novos paraquedas utilizando saco de lixo preto e cortina de banho e ainda estamos testando e refazendo, tentando aprimorar os mesmos para que consigam manter o foguete mais tempo no ar.
5> Equipe do Foguete: Como a equipe está se organizando para a construção do mesmo?
A equipe do foguete está utilizando uma garrafa de 600 ml, e foi escolhida essa garrafa por apresente um material mais forte, tendo em nossa mente que seria mais dificil ter algum problema ou algo do tipo. A equipe do foguete em sim, envolvendo a equipe da base e do paraquedas se reuniram e testaram para obter o melhor desempenho na competição.
6> Indique abaixo o diâmetro, raio e perímetro da garrafa de 600 ml. Indique, também, a pressão de 100 psi em Pascal, logo depois, utilizando a expressão mais simples para calcular a pressão, determine a Força que o ar exerce sobre a água.
- Diâmetro: 0,066m;
- Raio: 0,033;
- Perímetro: 0,20724m;
P=F/A; utilizando uma pressão de aproximadamente 101 quilopascais e uma área de 310cm2 , a força é 31N
7> Cite 5 grandezas físicas envolvidas no projeto do foguete a água.
- Pressão: a pressão é encontrada no momento em que a garrafa com água recebe da bomba de encher pneu de bicicleta;
Gravidade: a gravidade é encontrada no momento em que ela “impede” que o foguete suba uma altura muito alta;
- Velocidade: a velocidade é encontrada no momento em que o foguete recebe toda a pressão exercida pela bomba de encher pneu e sobe rapidamente;
- Temperatura: é encontrada no momento em que ocorre o aumento da mesma pelo qual o foguete passa por conta do atrito com o ar;
- Força: é encontrada a partir do momento em que o foguete arremessado consegue vencer a gravidade.
8> Descreva abaixo, quais as próximas etapas que teu grupo pretende realizar dentro do projeto foguete a água.
O nosso grupo pretende melhorar o foguete, manter ele o maior tempo no ar, fazer com que o foguete suba reto e não na vertical e que o paraquedas fique parado em cima do foguete, a cada teste aprimoramos os nossos paraquedas, sempre ajustando a mangueira, trocaremos os plásticos que seguram o bico da garrafa e assim queremos vencer a competição.
9> Cite o nome de dois cientistas que de alguma forma ajudaram no projeto de desenvolvimento de Foguetes.
- Blaise Pascal foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês, o Pascal (1 Pa = 1 N/m²) é a unidade padrão de pressão e tensão encontrada no SI, que pode ser visto no exercício 6 do relatório do foguete que para dizer a pressão de 100 Psi em Pascal.
- Isaac Newton foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo; uma das leis criadas por Newton pode ser observada no nosso trabalho, na segunda lei, Newton analisou a relação que existe entre a força aplicada em um corpo e a mudança na velocidade que ele sofre, logo podemos relacionar ao momento em que a garrafa recebe a pressão e força exercida pela bomba de bicicleta e ganha força e velocidade para subir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário