quinta-feira, 19 de junho de 2014

PARTE 1 - PESQUISA SOBRE AVIÃO; SANTOS DUMONT, IRMÃOS WRIGHT E AVIÃO DE PAPEL

Santos Dumont 

Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873 no sítio Cabangu, no local que viria a ser o município de Palmira (hoje rebatizado em honra a ele), em Minas Gerais. Filho de Henrique Dumont, de ascendência francesa e engenheiro de obras públicas, e de Francisca Santos Dumont, filha de uma tradicional família portuguesa.
Com Alberto ainda pequeno a família se mudou para Valença (RJ) e passou a se dedicar ao café. Em seguida seu pai comprou a Fazenda Andreúva a cerca de 20 km de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ali, o pai de Alberto logo percebeu o fascínio do filho pelas máquinas da fazenda e direcionou os estudos do rapaz para a mecânica, a física, a química e a eletricidade.
Em 1891, Alberto, então com 18 anos e emancipado, foi para a França completar os estudos e perseguir o seu sonho de voar. Ao chegar em Paris, admirou-se com os motores de combustão que começavam a aparecer impulsionando os primeiros automóveis e comprou um para si. Logo Santos Dumont estava promovendo e disputando as primeiras corridas de automóveis em Paris.
Com a morte do pai, um ano depois, o jovem Santos Dumont sofreu um grande abalo emocional, mas continuou os estudos na Cidade-Luz. Em 1897 fez seu primeiro voo num balão alugado. Um ano depois, subia ao céu no balão Brasil, construído por ele. Mas procurava a solução para o problema da dirigibilidade e propulsão dos balões. Projetou então o seu número 1, com forma de charuto, com hidrogênio e motor a gasolina.

Primeiro voo
No dia 20 de setembro de 1898 realizou o primeiro voo de um balão com propulsão própria. No ano seguinte voou com os dirigíveis número 2 e número 3. O sucesso de Santos Dumont chamou a atenção do milionário Henry Deutsch de la Muerte que no dia 24 de março de 1900 ofereceu um prêmio de cem mil francos a quem partisse de Saint Cloud, contornasse a torre Eiffel e retornasse ao ponto de partida em 30 minutos.
Santos Dumont fez experiências com os números 4 e 5. Em 19 de outubro de 1901 cruzou a linha de chegada com o número 6, mas houve uma polêmica graças a um atraso de 29 segundos. Em 4 de novembro o Aeroclube da França declarou-o vencedor. Além do Prêmio Deutsch recebeu do presidente Campos Salles outro prêmio no mesmo valor e uma medalha de ouro.
Em 1902 o príncipe de Mônaco, Alberto 1º, ofereceu um hangar para ele fazer suas experiências no principado. Santos Dumont continuou construindo seus dirigíveis. O numero 11 foi um bimotor com asas e o numero 12 parecia um helicóptero. Em 1906 foi instituída a Taça Archdeacon para um voo mínimo de 25 metros com um aparelho mais pesado que o ar, com propulsão própria. O Aeroclube da França lançou o desafio para um voo de 100 metros.

Com Edison e Roosevelt
Em abril de 1902 Santos Dumont viajou para os Estados Unidos onde visitou os laboratórios de Thomas Edison e foi recebido pelo presidente Theodore Roosevelt. Em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, o 14-Bis voou por uma distância de 60 metros, a três metros de altura e conquistou a Taça Archdeacon. Uma multidão de testemunhas assistiu a proeza e no dia seguinte toda a imprensa louvou o fato histórico. O dinheiro do prêmio foi distribuído para seus operários e os pobres de Paris, como era o costume do inventor.
Em 12 de novembro de 1906, na quarta tentativa, conseguiu realizar um voo de 220 metros, estabelecendo o primeiro recorde de distância e ganhando o Prêmio Aeroclube. Santos Dumont não ficou satisfeito com os números 15 a 18 e construiu a série 19 a 22, de tamanho menor, chamadas Demoiselles.
Santos Dumont recebeu diversas homenagens na Europa e nas Américas, em especial no Brasil, onde foi recebido com euforia. Como o brasileiro não patenteava suas invenções, seus projetos foram aperfeiçoados por outros como Voisin, Leon Delagrange, Blériot, Flarman.
Em 1909 ocorreram dois grandes eventos: a Semaine de Champagne, em Reims, o primeiro encontro aeronáutico do mundo e o desafio da travessia do Canal da Mancha. Nesse ano Santos Dumont obteve o primeiro brevê de aviador, fornecido pelo Aeroclube da França. Em 25 de julho de 1909, Blériot atravessou o canal da Mancha e foi parabenizado por carta pelo brasileiro.

Primeira Guerra Mundial
Cansado e com a saúde abalada, Santos Dumont realizou seu último voo em 18 de setembro de 1909. Depois fechou sua oficina e em 1910 retirou-se do convívio social. Em agosto de 1914, a França foi invadida pelas tropas alemãs. Era o início da Primeira Guerra Mundial. Aeroplanos começaram a ser usados na guerra e Santos Dumont amargurou-se ao ver sua invenção ser usada com finalidades bélicas.
Passou a se dedicar ao estudo da astronomia, residindo em Trouville, perto do mar. Em 1915, com a piora na sua saúde, decidiu retornar ao Brasil. No mesmo ano, participou do 11º Congresso Científico Panamericano nos Estados Unidos, tratando do tema da utilização do avião como forma de facilitar o relacionamento entre os países.
Já sofrendo com a depressão, encontrou refúgio em Petrópolis, onde projetou e construiu seu chalé "A Encantada": uma casa com diversas criações próprias, como um chuveiro de água quente e uma escada onde só se pode pisar primeiro com o pé direito. Permaneceu lá até 1922, quando visitou os amigos na França. Passou a se dividir entre Paris, São Paulo, Rio de Janeiro, Petrópolis e Fazenda Cabangu, MG.
Em 1922, condecorou Anésia Pinheiro Machado, que durante as comemorações do centenário da independência do Brasil, fizera o percurso Rio de Janeiro-São Paulo num avião. Em janeiro de 1926, apelou à Liga das Nações para que se impedisse a utilização de aviões como armas de guerra. No mesmo ano, inventou um motor portátil para esquiadores, que facilitava a subida nas montanhas. Internou-se no sanatório Valmont-sur-Territet, na Suíça.
Em maio de 1927, chegou a ser convidado pelo Aeroclube da França para presidir o banquete em homenagem a Charles Lindberg, pela travessia do Atlântico, mas declinou do convite devido a seu estado de saúde. Passou algum tempo em convalescença em Glion, na Suíça e depois retornou à França.
Em 1928 veio ao Brasil no navio Cap Arcona. A cidade do Rio de Janeiro tinha se preparado para recebê-lo festivamente. Mas o hidroavião que ia fazer a recepção, sobrevoando o navio onde estava, da empresa Condor Syndikat, e que fora batizado com seu nome, sofreu um acidente, sem sobreviventes. Abatido, Santos Dumont retornou a Paris.

Legião de Honra
Em junho de 1930 foi condecorado com o título de Grande Oficial da Legião de Honra da França. Em 1931, esteve internado em casas de saúde em Biarritz, e em Ortez no sul da França. Antônio Prado Júnior, ex-prefeito do Rio de Janeiro, encontrou Santos Dumont doente na França, o que o levou a entrar em contato com a família e a pedir ao sobrinho Jorge Dumont Villares que fosse buscar o tio.
De volta ao Brasil, passam por Araxá, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e finalmente no Guarujá, onde se instalou no Hotel La Plage, em maio de 1932. Antes, em junho de 1931 tinha sido eleito membro da Academia Brasileira de Letras.
Em 1932, explodiu a Revolução Constitucionalista, quando o Estado de São Paulo se levantou contra o governo de Getúlio Vargas. Isso incomodava a Santos Dumont, que lançou apelos para que não houvesse uma guerra civil. Mas aviões atacaram o campo de Marte, em São Paulo, no dia 23 de julho. Possivelmente esse fato pode ter piorado a angústia de Santos Dumont, que nesse dia, aproveitando-se da ausência de seu sobrinho, suicidou-se, aos 59 anos de idade, sem deixar descendentes.

ABAIXO LHE APRESENTO UM DOCUMENTÁRIO SOBRE SANTOS DUMONT: 






Irmãos Wright 

Pioneiros da aviação norte-americana, os dois irmãos, que possuíam uma oficina de bicicletas, lançaram-se à construção de planadores. Segundo seu diário, voaram num aeroplano chamado "Flyer" a 17 de Dezembro de 1903, em Kitty Hawk, na Carolina do Norte. O diário registra três outros vôos com o mesmo aparelho, dos quais um de 59 segundos à velocidade de 50 km/h e um outro, a 5 de Outubro de 1905.
Os irmãos Wright tentaram vender sua aeronave ao Exército dos EUA; depois ao governo francês; e, posteriormente, a um grupo de industriais. Não obtiveram sucesso. Em 1907 foram à Europa, onde prosseguiram as negociações para a venda do invento. Somente em 1908 realizaram experiências públicas de voo no Velho Mundo. Daí em diante, obtiveram grandes sucessos. O Exército norte-americano aceitou o avião em 1909 e, anos depois, os irmãos Wright passaram a ser considerados pelo governo dos EUA como inventores do aeroplano.
Os irmãos Wright não reclamaram para si somente a honra do primeiro avião ou do primeiro voo, mas anexaram um rótulo qualificativo do seu Flyer no Instituto Smithsonian: "O avião original dos Irmãos Wright: a primeira máquina do mundo movida a energia, mais pesada que o ar, na qual o homem fez vôos livres, controlados e sustentados".
A partir de 1906, os Wright se envolveram numa série de disputas de patentes. Depois da morte de Samuel P. Langley, outro pioneiro da aviação, e de Santos Dumont ter realizado seu feito em Paris, começou a discussão de quem seria o verdadeiro "Pai da Aviação".
O primeiro voo dos irmãos Wright, realizado no dia 17 de Dezembro de 1903, não teria sido um voo autônomo (a ascensão da aeronave por meios próprios). Os Wright não foram a Paris, concorrer ao desafio lançado pelo milionário Ernest Archedeacon, que oferecia a Taça da Aviação e 3000 francos para quem conseguisse voar em avião uma distância de 25 metros com ângulo de queda máximo de 25 graus. Santos Dumont foi o detentor do primeiro recorde homologado em aeroplano, com o 14-BIS, em 1906, depois de ter ganhado o Prêmio Deutsche de la Meurthe, pelo primeiro voo bem-sucedido em balão dirigível, feito entre Saitn-Claud e a Torre Eiffel, em 1901.
Os irmãos Wright só apareceram em 1908, com uma aeronave mais avançada que qualquer outra existente, reivindicando o título de pioneiros da aviação mundial. Mas até 1910, todos os aparelhos dos Wright necessitavam de uma catapulta ou vento intenso em uma pista em declive, enquanto o aparelho de Santos Dumont saia do chão por seus próprios meios, voava de forma controlada e pousava tranquilamente.

ABAIXO LHE APRESENTO UM VÍDEO SOBRE OS VOOS DOS IRMÃOS WRIGHT:




Avião de Papel


A origem de planadores de papel dobrado é geralmente considerado como sendo da China antiga , embora haja evidências de que é igual ao refinamento e desenvolvimento de planadores dobradas ocorreu em igual medida no Japão . Certamente, fabricação de papel em escala generalizada ocorreu na China 500 aC , e origami e papel dobradura tornou-se popular dentro de um século deste período, cerca de 460-390 aC . É impossível determinar onde e de que forma o primeiro avião de papel foram construídos , ou mesmo formulário do primeiro avião de papel .





Por mais de mil anos após isso, aviões de papel foram os dominante feito pelo homem mais pesado do que o ar de artesanato cujos princípios poderiam ser facilmente apreciado, embora graças a seus elevados coeficientes de arrasto, não de um desempenho excepcional quando deslizando ao longo de grandes distâncias. Os pioneiros do vôo motorizado ter tudo estudado aeronaves modelo de papel , a fim de projetar máquinas maiores. Da Vinci escreveu sobre a construção de um avião modelo de pergaminho, e de testar alguns de seus ornitóptero cedo, um avião que voa batendo as asas , e os projetos de pára-quedas , utilizando modelos de papel . Depois disso, Sir George Cayley explorou o desempenho dos planadores de papel no final do século 19 . Outros pioneiros , como Clément Ader , o professor Charles Langley, e Alberto Santos- Dumont frequentemente testados idéias com papel, bem como modelos de balsa para confirmar ( em escala) suas teorias antes de colocá-los em prática .

O uso mais importante de modelos de papel em projetos de aeronaves foram pelos irmãos Wright entre 1899 e 1903, a data do primeiro voo de Kill Devil Hills, pela Wright Flyer. Os irmãos Wright usaram um túnel de vento para ganhar o conhecimento das forças que poderiam ser usados ​​para controlar uma aeronave em vôo . Eles construíram inúmeros modelos de papel , e testou-os dentro do seu túnel de vento. Ao observar as forças produzidas por flexionando os modelos de papel pesados ​​dentro do túnel de vento, os Wright determinou que o controle por meio de superfícies de vôo por deformação seria mais eficaz , e em ação idêntica à tarde articulada aileron e superfícies elevador usados ​​hoje. Seus modelos de papel foram muito importantes no processo de passar para progressivamente modelos maiores , pipas , planadores e, finalmente, sobre o Flyer powered ( em conjunto com o desenvolvimento de motores a gasolina leves ) . Desta forma, o modelo de avião de papel continua a ser uma chave muito importante na graduação de modelo para tripulado mais pesado que o ar vôo.

Com o tempo, muitos outros designers têm melhorado e desenvolveu o modelo de papel, ao usá-lo como uma ferramenta fundamentalmente útil no design de aeronaves. Um dos o avião de papel moderno mais antigo conhecido aplicado (como em estruturas compostas e muitos outros refinamentos aerodinâmicos ) foi em 1909 [carece de fontes ] , seguido em 1930 por Jack Northrop do (co -fundador da Lockheed Corporation) uso de aviões de papel como modelos de teste para aeronaves maiores . Na Alemanha, durante a Grande Depressão , designers da Heinkel e Junkers usaram modelos de papel , a fim de estabelecer o desempenho básico e formas estruturais em projetos importantes, tais como o Heinkel 111 e Junkers 88 programas de bombardeiros táticos .
Nos últimos tempos , as aeronaves modelo de papel ganharam grande sofisticação e desempenho muito alto vôo distante de suas origens do origami , mas mesmo aeronaves origami ganharam muitos projetos novos e emocionantes ao longo dos anos , e ganhou muito em termos de desempenho de vôo .
Houve muitas melhorias no projeto , incluindo a velocidade, elevador , propulsão, [1] estilo e moda , ao longo dos anos subseqüentes.

Mais informações
O uso de aviões de papel para criar brinquedos , é acreditado para ter originado há 2.000 anos na China, onde pipas eram uma forma popular de entretenimento . Leonardo da Vinci é frequentemente citado como o inventor de aviões de papel , embora isso seja discutível, uma vez que os chineses inventaram tanto papel moderno e do kite. No entanto, ele fez referência à construção de um modelo de avião de pergaminho. Provavelmente o pai de planadores modelo foi George Cayley , que construiu planadores lançou mão de kite -como feitos de linho no início de 1800 . Embora estes podem ser considerados como evidência para o avião de papel moderna , não se pode ter certeza de onde exatamente a invenção originou.
A data mais antiga conhecida da criação de modernos aviões de papel foi dito ter sido em 1909. No entanto, a versão mais aceita da criação era duas décadas mais tarde , em 1930, por Jack Northrop (Co -fundador da Lockheed Corporation). Northrop tinha usado aviões de papel como testes de idéias para voar aeronaves da vida real. Houve muitas melhorias nos projetos para a velocidade, elevador e da moda ao longo dos anos subseqüentes.
Recordista Mundial
A marca do anterior recorde estava nos 63 metros mas Joe Ayoob ultrapassou-o na corrente edição do Red Bull Paper Wings. O norte-americano atingiu essa proeza num hangar da Força Aérea dos Estados Unidos. A partir de agora o recorde mundial de lançamento de um avião de papel passa a ser de 69 metros. Apenas três metros a mais do anterior recorde, mas três metros que apenas Joe Ayoob sabe como conseguiu ultrapassar. 69 metros torna-se desta forma a marca a bater para quem quiser entrar no livro de recorde. Mas para chegar a esta marca Joe tem algo que nem todos podemos ter (para além de talento e dedicação imensuráveis) que é o facto de Joe ter sido designer de aviação. Com grande parte da sua carreira a ser feita nesta área Joe decidiu ser tempo de bater o recorde de aviões de papel, fez o design do pedaço de papel e lançou o seu pequeno avião para aquele que seria o voo mais longo, até à data, de um pequeno pedaço de papel.
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© FÍSICOS DO IDESA | Feito por: Gabriel Martins