sexta-feira, 30 de maio de 2014

Copa do mundo 2014

Sera que a copa do mundo trará benefícios ou malefícios ??

Separamos alguns pontos que achamos que deveriam chegar ao conhecimento de todos.

Copa do Mundo gerou gastos de R$25,6 bilhões para o Brasil

Dados do governo federal revelam que custos com o Mundial foram quase dez vezes maiores que o estimado quando o país foi eleito.Segundo balanço do governo federal, a Copa do Mundo no Brasil gerou gasto de R$25,6 bilhões, nove vezes mais que o previsto quando o país foi eleito como sede do Mundial, há sete anos. Além da diferença entre a projeção inicial e a realidade, outro fato relevante é que a proposta era que os custos seriam bancados, em grande maioria, pela iniciativa privada, o que não ocorreu, já que 83,6% deste valor saíram dos cofres públicos.


Os principais investimentos foram para obras viárias de transporte público, 33,6% do total, reforma e construção de estádios, 27,7%, e aeroportos, 26,5%. Para garantir que as 12 cidades-sede tenham palcos adequados para receber os jogos do Mundial, nada menos que R$ 7,09 bilhões foram injetados.
A expectativa do governo é que este valor gasto, ou parte considerável dele, seja recuperada através do turismo, já que o torneio atrai pessoas do mundo inteiro. Espera-se cerca de 3,7 milhões de turistas injetem R$ 6,7 bilhões na economia brasileira durante o período do Mundial.
Conforme o balanço, as obras da Copa geraram 3.6 milhões de empregos diretos.
Em 2007, quando o país foi escolhido para sediar o torneio, a previsão era de um custo de 2,5 bilhões de reais bancado na maior parte por meio de financiamento privado.
29/05/2014 17h30 - Atualizado em 29/05/2014 17h30

OBS:Informações antigas acima pois sabemos que os gastos da copa já ultrapassaram esse valor mas mostramos mesmo assim para que todos vejam a quantidade de dinheiro sendo jogado fora.

Cartilha da PM para Copa tem erros em mapa do transporte público de SP

A Polícia Militar de São Paulo elaborou uma cartilha aos turistas que vierem à capital paulista acompanhar os jogos da Copa do Mundo que traz dicas de segurança e diversos erros no traçado do mapa do transporte metropolitano. A PM admitiu os erros e disse que o conteúdo será corrigido, já que as cartilhas ainda não foram distribuídas.
Chamada de “Cartilha de Orientação ao Turista”, o guia copiou o mapa da linha metroferroviária do ano de 2011 do blog "Choco la Design", voltado a estudantes de design. 
Apesar dos dois órgãos, PM e Secretaria Metropolitana de Transportes, pertencerem ao governo do estado, a corporação responsável pela segurança pública preferiu usar dados não oficiais.
A Linha 1-Azul do Metrô, a mais antiga da cidade, aparece com os nomes velhos das estações. As paradas Jardim São Paulo-Ayrton Senna e Portuguesa-Tietê aparecem somente com um dos nomes. O mesmo erro é visto na linha 3- vermelha, sem o registro do nome Palmeiras-Barra Funda. No entanto, na estação Itaquera, a mais próxima da Arena Corinthians, onde será realizado o jogo de abertura da Copa, o nome foi atualizado para Corinthians-Itaquera.
Na linha 2- verde do Metrô, as estações Sacomã e Tamanduateí, inauguradas em 2010,  aparecem como se ainda estivessem em projeto. Já as estações Alto do Ipiranga, Santos-Imigrantes e Chácara Klabin, inauguradas a partir de 2006, são exibidas com o status “em construção”.
O erro mais significativo é em relação a linha 4 - Amarela do Metrô, que passa por regiões que abrange vários hotéis da cidade. Apesar da linha ter sido inaugurada em 2010 e estar operando com seis estações, ela aparece toda em construção.  A ViaQuatro, concessionária responsável opera há 4 anos as estações Butantã, Pinheiros, Faria Lima e Paulista, República e Luz.
A Estação Adolfo Pinheiro, da Linha 5-Lilás, que está funcionando desde fevereiro deste ano, não consta nem em projeto no mapa.
O corredor de ônibus ABD, que liga a Zona Sul da capital ao ABC, mostra apenas um trecho concluído. Além disso, o nome da estação final no guia é Berrini, ao invés, de Morumbi.
O nome das linhas da Companhia Paulista de Trens metropolitanos (CPTM) está em forma de letras, como no passado. Em 2008, o governo alterou a nomenclatura da linha ferroviária da CPTM para integrar o sistema da linha férrea e facilitar a identificação pelos usuários.
Para a postagem não ficar muito longa colocamos alguns links que deveriam ser mostrados :
http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/copa-do-mundo-2014/copa-do-mundo-gerou-gastos-de-r-25-6-bilh%C3%B5es-para-o-brasil-1.844311
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/05/cartilha-da-pm-para-copa-tem-erros-em-mapa-do-transporte-publico-de-sp.html
Copa custa mais caro que as 3 ultimas edições somadas :http://esporte.uol.com.br/futebol/copa-2014/ultimas-noticias/2011/06/29/copa-no-brasil-podera-ser-mais-cara-do-que-todas-as-outras-juntas.htm
Transporte publico eficiente é um desafio para copa 2014 : http://amaivos.uol.com.br/amaivos09/noticia/noticia.asp?cod_noticia=12961&cod_canal=38
Preço dos alimentos na copa : http://www.folhadosertao.com.br/portal/noticia.php?page=noticiaCompleta&id_noticia=26039
Estadio da copa pode ser destruído apos torneio : http://www.fatimanews.com.br/noticia/detalhe/desperdicio-estadio-construido-para-copa-pode-ser-demolido-apos-tornei/158877
#Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© FÍSICOS DO IDESA | Feito por: Gabriel Martins