sábado, 23 de agosto de 2014

Primeira catapulta e algumas curiosidades

Primeira catapulta

Deitaram o estilingue no chão, deram a ele braços grossos de madeira, molas feitas de corda e um novo nome: catapulta. Descendente do estilingue e do arco e flecha, essa máquina foi a principal arma de guerra até a utilização bélica da pólvora, no século 14. Ela foi criada da Grécia em 400 a.C. e a cada vez que decidia uma batalha era modernizada e aumentava sua difusão pelas cidades gregas – em algumas, havia pátios de defesa compostos apenas por armas de molas. O mecanismo também foi muito usado por Alexandre, o Grande, em suas batalhas no Oriente, e sua tecnologia não se perdeu com os romanos.
Eles trocaram as rodas e roldanas de madeira por equivalentes metálicas, deixando a arma mais potente e com maior precisão, o que sempre foi uma de suas desvantagens. Ao contrário do que se imagina, as catapultas eram usadas na Antiguidade em trajetórias horizontais. O uso vertical só se tornou comum na Idade Média, quando uma outra versão entrou em cena: o trebuchê. Ele era usado para arremessar flechas, pedras e, em situações extremas, até mesmo pessoas para além das muralhas dos castelos.

A catapulta que é capaz de arremessar um avião (CATOBAR)

Os porta-aviões são algumas das maiores embarcações conhecidas no planeta. Isso, no entanto, não garante uma pista com tamanho suficiente para que um caça tenha espaço para decolar.
Para resolver este problema, foram criadas catapultas para aviões. Chamadas de CATOBAR (sigla para Catapult Assisted Take Off But Arrested Recovery) o sistema funciona de maneira relativamente simples:
Pistões da pista de decolagem são presos a partes especificas da aeronave (geralmente os trens de pouso, mas isso depende do caça). Estes pinos são também fixados no chão e contam com válvulas presas em uma espécie de correia.
Quando a aeronave é catapultada estas se enchem de pressão do vapor e carregam o avião, percorrendo os cerca de 330 metros da pista do porta-aviões em dois segundos e atingindo mais de 260 quilômetros por hora.

O funcionamento da catapulta:

https://www.youtube.com/watch?v=yi4p8ZR4n28


Mais algumas curiosidades:
https://www.youtube.com/watch?v=0MHJvsXHLy0


Links:
http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/17041-a-catapulta-que-e-capaz-de-arremessar-um-aviao.htm

http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/primeira-catapulta-433537.shtml
#Compartilhe:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:) :)) ;(( :-) =)) ;( ;-( :d :-d @-) :p :o :>) (o) [-( :-? (p) :-s (m) 8-) :-t :-b b-( :-# =p~ $-) (b) (f) x-) (k) (h) (c) cheer
Clique No Emotion para ver o código!
Para inserir o ícone é necessário adicionar pelo menos um espaço antes do código.

© 2025 FÍSICOS DO IDESA | Feito por: Gabriel Martins