domingo, 28 de setembro de 2014

A História da Catapulta

Não se sabe quando as catapultas surgiram, uma arma de cerco, que seria mais tarde usada pelos gregos, tendo seu auge durante o Império Romano e Idade Média, mas foram substituídas por canhões de pólvora.
A catapulta armazena energia para liberar de uma única vez. As catapultas tinham como função inicial a derrubada de muros de castelos e fortes com o uso de pedras. Com o tempo ela foi usada para atear fogo nas cidades fortificadas usando pedras banhadas com líquidos inflamáveis ou até mesmo ferro quente. Era possível também usar a catapulta como arma biológica, arremessando carcaças de animais doentes, para infectar quem estivesse protegido pelos muros de uma fortificação. Também foram usadas em campos abertos, para isso, era necessário fazer marcas de alcance. Mantinha uma boa distância do exército inimigo e atiravam pedras de teste, a fim de marcar uma faixa de distancia. Assim quando os exércitos inimigos entrassem nesta faixa de alcance, os projéteis eram arremessados, o que destruía a formação inimiga.
#Compartilhe:

domingo, 21 de setembro de 2014

Primeira catapulta

No dia 20/09 construímos nossa primeira catapulta para a ultima competição do trimestre.

Ainda não fizemos testes pois ainda estamos fazendo alguns ajustes.


Aqui alguns desenhos e proporções da catapulta para ter 1 noção de como ela ficaria









Construímos a catapulta com material 100% reciclado então tivemos que cortar e polir a madeira pois estava muito desgastada.
#Compartilhe:

domingo, 14 de setembro de 2014

Irmãos alemães constroem catapulta gigante

Irmãos arrecadaram mais de R$ 2.500 para idealizar projeto.
Catapulta lança participantes a mais de dez metros de distância.


Os irmãos alemães Johannes e Daniel Schreiber construíram uma catapulta gigante para lançar eles e seus amigos. A dupla testou o equipamento em Babenhausen, na Alemanha.
Johannes e Daniel Schreiber construíram catapulta gigante para lançar eles e seus amigos (Foto: Reprodução/Facebook/Flugparty 2.0)
































Sobre os riscos de segurança, os irmãos disseram que tomaram todas as precauções e procuraram, inclusive, o Centro Aeroespacial Alemão. Johannes, de 26 anos, e Daniel, de 28, arrecadaram mais de R$ 2.500 para idealizar o projeto.
A catapulta lança os participantes a mais de dez metros de distância e cerca de cinco metros de altura.




#Compartilhe:

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Alguns tipos de catapulta

Onager  <-- Link

Mangonels também são por vezes referido como Onagros. Onager catapultas lançado inicialmente projéteis de um estilingue, que mais tarde foi alterado para um "balde em forma de tigela". A palavra "Onager 'é derivado da palavra grega" onagros "para jumento selvagem, referindo-se ao" movimento e força chutando que foram recriados no projeto do Mangonel. Em termos de registros históricos, não há muito para ir em frente. O relato mais detalhado do uso Mangonel é de "tradução de Eric Marsden de um texto escrito por Ammianus Marcellius no século 4", descrevendo sua construção e combater o uso de



Springald <-- Link

O design do springald é semelhante ao das ballista de, na medida em que era eficaz uma besta movido por tensão. O quadro de Springald era mais compacto, permitindo o uso dentro de limites mais apertados, tais como o interior de um castelo ou torre. Isso comprometeu a força, porém, tornando-se uma arma anti-pessoal na melhor das hipóteses.

Couillard  <-- Link

A trebuchet simplificado, onde único contrapeso do trabuco é dividido, balançando de cada lado de um posto de apoio central.



Modelos

Em os EUA, catapultas de todos os tipos e tamanhos estão sendo construídas para a ciência escolar e história feiras, concursos ou como um hobby. Projetos Catapulta pode inspirar os alunos a estudar diferentes assuntos, incluindo a física, engenharia, ciência, matemática e história. Estes kits podem ser comprados a partir de feiras do renascimento, ou a partir de várias lojas online.


Referencias:

http://en.wikipedia.org/wiki/Catapult
#Compartilhe:
© FÍSICOS DO IDESA | Feito por: Gabriel Martins